Você sabe o que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas é o caminho que o usuário percorre quando vai realizar uma compra. Em geral, a maioria das pessoas não faz uma compra de imediato, é comum que se faça uma pesquisa prévia para conhecer melhor o produto ou serviço a ser adquirido. Logo podemos dividir o funil de vendas em 3 partes, topo, meio e fundo.

Topo
O topo do funil é o primeiro contato do usuário com um produto ou serviço. Quando alguém pesquisa algum termo na internet, geralmente está buscando por mais informações sobre o assunto, e referências naquela área. É o mesmo de quando o usuário realiza uma busca genérica, por exemplo, caso alguém buscasse pela palavra “tênis”, isso ainda não nos deixa clara a sua intenção. Assim este momento é classificado como topo de funil.

Meio
Quando o usuário já conhece um pouco mais do assunto e realiza uma pesquisa mais completa, dizemos que ele chegou ao meio do funil, neste momento ele já está buscando algo mais concreto. Partindo do exemplo anterior, neste estágio poderíamos ter pesquisas como “tênis de corrida” ou “tênis infantil feminino”, com isso já podemos identificar uma certa intenção da pessoa.

Fundo
As pessoas que já conhecem bem sobre o assunto e provavelmente já escolheram alguma marca ou empresa para saber mais informações, estão no fundo do funil. Neste estágio o usuário já se encontra bem próximo de realizar a compra de um produto ou serviço, ou seja, de realizar uma conversão. Voltando ao nosso exemplo dos “tênis”, no fundo do funil o usuário buscaria por algo como “tênis de corrida Nike preto”, deixando clara sua intenção.

Para cada etapa do funil é preciso utilizar uma abordagem diferente. É comum vermos os anunciantes bombardeando aqueles que estão no fundo do funil, porém é importante que você tenha uma estratégia para direcionar os leads também. A partir do momento que você inclui o lead no topo do seu funil, você consegue que ele saiba mais sobre sua marca, empresa e produtos ou serviços, o que tornará o processo de compra natural.

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