Entenda a Jornada de Compra do Consumidor
A jornada de compra do consumidor é feita por micro momentos e geralmente eles relacionam-se ao uso dos smartphones, pois estes estão sempre ao nosso alcance, pesquisas apontam que, na maior parte do dia, as pessoas encontram-se a menos de um braço de distância de seus celulares. A decisão de compra do cliente passa por etapas que podemos dividir em 4 micro-momentos.
“I want to know” – Eu quero saber
Está primeira etapa acontece quando o usuário está buscando por uma determinada informação e realiza pesquisas para saber mais sobre algo. As vezes nesse estágio ele ainda não quer consumir nada, está apenas buscando conhecimento.
“I want to go” – Eu quero ir
Este segundo caso é o desejo da pessoa em descobrir o endereço de um determinado local, ou obter as direções para um estabelecimento. Esse tipo de busca está relacionada com mapas e direções. Neste micro-momento, o usuário busca por informações de um local específico.
“I want to buy” – Eu quero comprar
Este é o micro-momento desejado pelas lojas virtuais, onde o usuário realiza uma busca com intenção de compra. Geralmente as pessoas buscam pelo nome do produto ou serviço que desejam seguidos da palavra “preço”.
“I want to do” – Eu quero fazer
Aqui a pessoa está buscando por ajuda para aprender a fazer algo, este tipo de pesquisa geralmente resulta em vídeos, uma vez que é mais fácil aprender assistindo do que lendo a um tutorial. Conhecendo este micro-momento, muitas empresas começaram a se destacar investindo na produção de vídeos.
Onde está o seu público?
Agora que você já conhece as 4 etapas dos micro-momentos, é preciso identificar onde está o seu público-alvo, para que você possa saber que tipo de conteúdo produzir e entregar em cada etapa. Há grandes chances do usuário utilizar o celular em algum dos micro-momentos, por isso é bom que você filtre as consultas realizadas em dispositivos móveis.