Entenda o que são Leads

Quando um comerciante recebe uma nova pessoa em seu estabelecimento, ele vê nesta um potencial comprador, e o mesmo ocorre quando falamos de sites, quando você recebe um visitante em sua página, que ainda não comprou nada, você vê nele um possível cliente interessado em seu negócio. No marketing digital nós definimos esta pessoa que está interessada em seus produtos ou serviços como um “lead”.

Como identificar um lead
Você pode identificar um lead, por exemplo, através de um formulário que você deixou em sua página, se a pessoa o preencheu é porque está interessada no seu negócio. No caso de uma loja virtual, alguém que adiciona um produto ao carrinho, mas não finaliza a compra, ela também é um lead, pois está interessada no produto. Resumidamente, um lead é o usuário que de alguma forma demonstrou interesse em sua empresa, produtos ou serviços.

Como os leads influenciam o seu negócio
Leads são essenciais para um negócio, são eles que movem uma empresa, pois sem eles não haveria comércio. De nada adianta se ter um produto excelente se não há pessoas interessadas nele. Atualmente, podemos dividir os leads em quentes, mornos ou frios.

• Leads frios: são aqueles que já foram abordados há muito tempo, eles ainda não confiam 100% na sua empresa e não estão engajados com a sua marca. São usuários que você recebeu o contato, mas fez uma abordagem há muito tempo, ou acabou o deixando sem qualquer contato e ele desistiu.

• Leads mornos: são aqueles que te consideram como uma opção para a solução de um problema, eles confiam parcialmente em sua empresa, ainda possuindo dúvidas. Seria aquela pessoa em uma lista de e-mails que deseja receber promoções, ela ainda está em dúvida de qual promoção, mas se você mandar a certa, ela vai converter.

• Leads quentes: são aqueles que já conhecem sua empresa e confiam no seu julgamento e suas ofertas, vêm em você uma boa opção. Seria aquele usuário que chegou a colocar o produto no carrinho, gerou um boleto, mas não pagou, ele está pronto para comprar, só precisa de um último estímulo.

Mas é preciso lembrar que o lead é apenas o primeiro passo para um novo cliente, a partir do momento que você tem os dados de pessoas interessadas no seu negócio, você precisa convencê-las a comprar com você. O fechamento do negócio pode ser influenciado pelo estágio que o lead está, mas também é possível acelerar o amadurecimento deste lead através de técnicas de nutrição de leads.

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